11.4.10

Tudo para você, Sophia

Dia desses sonhei com Sophia. Poucos sabem, mas Sophia é um sonho antigo meu, o que merece uma explicação mais acalentada de minha parte.

Antes, diferenciar um sonho doutro. O sonho “antigo” é o sonho acordado, é um objetivo, um alvo. O sonho que tive num certo “dia” foi sonho de sono mesmo, brincadeiras da mente.

Sophia é tanto um sonho quanto outro. Esclareço: há já alguns anos tenho por mim que um dos objetivos da minha vida é ter uma filha, Sophia. “Mas que nome clichê”, dirão, o que não me surpreenderia. Sophia é seu nome e o porquê disso exige um pouco de entendimento religioso e grego, que não etimológico, mas uma compreensão filosófica acerca da Sabedoria e de misticismos gnósticos. Papo que não cumpre lograr por ora.

Vejam bem, Sophia é apenas um “projeto”, um sonho que trago em mim, e de tão forte minha crença nela, tive o prazer de sonhar com a pimpolha enquanto estive de viagem semanas atrás.

No sonho, podia ver a mim mesmo – o que é raro nos meus sonhos – cuidando de minha futura filha. Ela ainda era bebê, coisa de meses, e brincávamos juntos. Eu a pegava no colo, a levantava no ar, ria de suas coxas gordinhas, me deleitava com suas gargalhadas e as fofas bochechas. Eu estava feliz.

Acordei em êxtase. Há tempos não me sentia tão bem ao despertar, e o fazia rindo. Meu corpo estava relaxado e por poucos instantes senti uma calma esperança de que tudo daria certo no mundo. Minha filha existiria. Existirá.

Entristece-me o pensamento relativamente majoritário dos dias atuais de que não devemos procriar, para que se evite incluir mais pessoas entre as “desgraças” com as quais já convivemos. Argumentam tais pessoas que não vale a pena inserir um ser humano num mundo tão cheio de desigualdes, violência, poluição, pobreza. Discordo sinceramente desse pensamento. De que outra maneira posso salvar o mundo futuro senão gerando e educando minha prole e passando adiante meus valores mais honrosos? Eu não posso me omitir.

Não me preocupo com quem seja sua mãe, que gerará, ao meu lado, nossa pequena mocinha. Certamente será alguém que amarei. Não me preocupo em que mundo nascerá minha filha. Ela terá de suplantá-lo. Não me preocupo com os perigos que nos cercarão. Eu a ajudarei a dar cabo deles.

A minha única preocupação é nunca trazer à vida esta bênção de Deus. Uma bênção chamada Sophia.

7 comentários:

karen disse...

aaaah, que lindo! :)

re disse...

Como seria a realidade se não existissem os sonhos?
E poder sonhar o sonho do outro!
Já vejo essa menininha Sophia, também posso sonhar.
Não é somente um sonho é desejo.
Que se cumpra!!!!

Viviane disse...

Victor Hugo, sou amiga de sua Mãe... não posso te conhecer... eu me apaixonaria por você e isso nos traria sééééérios problemas!!! rsrs... não se assuste, estou brincando!!! O que você escreveu sobre seus sonhos é maravilhoso, mas o que você escreveu sobre o pensamento atual da humanidade me fez sentir a maior egoísta do mundo... e me fez ter esperança de que existem pessoas do bem, que no mundo existe amor, compromisso, sonhos bons, bondade, lugares seguros, protegidos por pessoas como você: especial!!! Viviane

Bruno Portella disse...

Não compreendi o final. Como assim, sua única preocupação é 'nunca trazer à vida esta benção chamada Sophia'?

No mais. É muito lindo o texto mesmo.

Marina disse...

É engraçado. Geralmente os homens esperam ter meninos, mesmo que depois até mimem mais a filha mulher. Vou adorar conhecer Sophia, um dia.

Beijos!

Bruna Mitrano disse...

Lindo, sim.
O mundo pode ser cruel com Sophia (como é com todos), mas acho correta sua posição, não podemos privar um ser de experimentar, experimentar esse caos que é a vida.
Eu vou adotar 3, acho q não poderei escolher os nomes, só trocar, se for o caso.
Enfim, bençãos dos deuses.

M. L. disse...

"Meu corpo estava relaxado e por poucos instantes senti uma calma esperança de que tudo daria certo no mundo. Minha filha existiria. Existirá."
Sim, a Sophia existirá com todos os significados gregos ou religiosos que poderão cercá-la devido ao seu nome. E terá os mesmos olhos e sorriso da menininha que te apetecia com novas esperanças e serenidade.
Será linda.