6.12.08

Uma geral sobre filmes e vida pessoal

Quase já me arrependo de ter feito o Top 5 Filmes que marcaram 2008 tão antes do fim do ano. O horizonte parecia não trazer nada inovador, mas eis que me aparecem Quantum of Solace e Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto (que, apesar de lançado em 2007, só estreiou no Brasil em 2008). Não sendo suficiente, ainda ouço ótimas críticas de Queime Depois de Ler, Vicky Cristina Barcelona e Gomorra. É por isso que eu digo: top 5 são efêmeros.

···

Guardadas as devidas proporções, é interessante aproximar as temáticas de O Sonho de Cassandra e Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto. Ambas tratam da concepção do remorso, da culpa e do castigo resultantes da prática de um crime. Tudo envolvido num drama denso, com aquele ar que se diferencia dos temas estáticos que permeiam os dramas atuais (como filmes de mulheres de meia idade infelizes) e, além de tudo, trazem um interessante debate ético sobre a relação homem-dinheiro/poder. Obviamente, os diretores dos dois filmes (Woody Allen no primeiro e Sidney Lumet no segundo) beberam grande parte de sua fonte na, infelizmente, manjada obra-prima de Dostoiévski, Crime e Castigo. Longe de mim falar mal desse livro, o qual recomendo de pronto, assim como os filmes.

dostoievskiTendo sua obra como modelo para inúmeros artistas, Dostoiévski entrou para o hall da fama, junto de Metallica, Madonna e Lula.

···

Gomorra é um filme italiano que retrata a máfia napolitana, Camorra, e foi inspirado no livro homônimo do jornalista Roberto Saviano (um sujeito que, por expressar a realidade, agora perdeu sua liberdade…não liguem para a rima). Ao que parece, tanto o filme, quanto o livro e a própria realidade disputam pau a pau com a visão brasileira de cinema de “quanto mais cru, violento e hiperbolicamente real, melhor”. Não é por sadismo, mas mal posso esperar para assistir.

···

Prova de que a TV emburrece: desde que a NET liberou o pacote “Estilo” para minha TV a cabo, minhas leituras declinaram consideravelmente. Não é por menos. Quem é que quer saber de Graciliano Ramos, Rubem Fonseca e José Saramago quando se tem Family Guy, Lost, Dexter, Damages, Discovery Channel, entre outros, para me tirar a concentração?

···

id4abreEstou procurando desesperadamente um estágio. Se alguém souber de um escritório de advocacia ou um órgão público atrás de um jovem promissor e bem apessoado, avise.

 

Futuro de V.H.

9 comentários:

Tyler Bazz disse...

E ainda deve dar tempo de assistir REC e Os Estranhos (pelo menos esse último estreou esses dias), um espanhol de zumbis e um suspense dos bons. Vai lá :D

Blog Desnecessário disse...

Não vi esses fimes, vou tentar lembrar pra alugar depois! E REC é muito bom! Huahuaha. O pior é que os americanos fizeram um igual!!! Uns amigos meus foram ver o original no cinema e estupidamente passaram o trailer do americano, inclusive a cena final! Yeah!

karen disse...

bem, eu assisti Vicky Cristina Barcelona e é realmente ótimo. mas não desbanca o primeiro do top 5, Sangue Negro. os outros dois eu não vi ainda.

Dexter. *_*

A_for_Anetta disse...

Já que é pra fazer pedidos desesperados ai vai:
Se alguém souber de alguma confecção que queira uma modelista caprichosa e criativa, beijosmeliguem porque eu não vejo a hora de sair do hall dos atendentes de call center. (Pelo menos meu supervisor sempre diz que sou atenciosa e simpática, acho que posso colocar isso em meu curriculo... UAHAUHAUAHU).


Sobre os filmes, ainda prefiro o top 5 passado... Mas Antes que o diabo é muito bom!

=**

A_for_Anetta disse...

Já que é pra fazer pedidos desesperados ai vai:
Se alguém souber de alguma confecção que queira uma modelista caprichosa e criativa, beijosmeliguem porque eu não vejo a hora de sair do hall dos atendentes de call center. (Pelo menos meu supervisor sempre diz que sou atenciosa e simpática, acho que posso colocar isso em meu curriculo... UAHAUHAUAHU).


Sobre os filmes, ainda prefiro o top 5 passado... Mas Antes que o diabo é muito bom!

=**

MVSS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MVSS disse...

Olha, eu estava para escrever algo sobre os filmes do WA e do SL, mas depois que o seu post, já me senti parcialmente satisfeito. Obrigado. Agora, comparando os dois, acho que o Antes que o Capiroto Saiba que Você Está Morto, rs, é "mais feliz" nas suas conclusões do que o Sonho de Cassandra, talvez pelo parentesco dos envolvidos daquele do que deste.

Bruna Mitrano disse...

olha só..vou escrever logo depois do meu amigo Mauro!rs
como eu tô por fora do que acontece no mundo! eu parei e não é que as coisas foram acontecendo sem mim?! não vejo filme novo há séculos.
quanto à tv a cabo, melhor não ter, isso realmente hipnotiza (internet também), acho que vou virar Hare Krishna.
Depois de assistir aos filmes volto aqui pra fazer um comentário mais pertinente!rs
Ah, se eu ficar sabendo de estágio, te aviso.

Marina disse...

Estou me sentindo mal por não ter assistido a nenhum desses filmes. Logo eu, um rato de cinema... Ex-rato de cinema, agora. É a parte chata de não ser mais estudante.

Pelo menos tenho a TV a cabo, que emburrece, mas pelo menos entretém. Comecei a assistir Dexter no mês passado.

Abraço!