13.9.07

Muscle Museum

A música começa pacata, lasciva, quase tradicional.

Algumas casas aparecem. Estilo americano, classe média, praticamente não apresentando diferença entre si. Pessoas entram em cena, mostradas em afazeres domésticos, triviais, sem significação nenhuma.

Então surge um decadente palco, num cenário maior, de decoração colorida. Um baile de formatura como os filmes norte-americanos retratam. Porém vazio. Só três pessoas no palco fazem a performance. Matt aparece com um visual latino, de mau gosto. A música prossegue calma.

A sequência cubista mostrando pessoas continua. Um garoto de cueca escovando os dentes, um menino prestes a andar de skate, um sujeito lavando seu carro, uma mulher tomando sol, outra dirigindo, um atleta comendo corn flakes. Diversos quotidianos.

De repente, a guitarra de Matt ressoa mais pesadamente, e uma transformação se passa com as pessoas que antes nada mais faziam do que o habitual: começam a chorar. Alguns por dor física, outros por dor espiritual, outros sem motivo aparente. Primeiramente escorrem algumas lágrimas, mas no decorrer das cenas torna-se um verdadeiro pranto.

Água, lágrimas, baba, pasta de dente, bronzeador, leite, sabão. A profusão de líquidos na história é imensa, jocosa, grotesca. Jorram como consequência de algo inevitável.

E por fim o clipe termina. Mostrando uma rua vazia, de casas praticamente iguais. Num subúrbio de classe média qualquer, ao estilo americano.

É essa tristeza proveniente do cotidiano, do tédio, que sufoca a mais rotineira e alegre das vidas, vinda sabe-se lá de onde, como um grito, não importando condição financeira, social, ou o que quer que seja, é que faz Muscle Museum, música do trio britânico Muse, um dos clipes mais admiráveis, ao meu ver.



Fim de baile.

7 comentários:

Tyler Bazz disse...

Achei chato.. :/

Monike disse...

Nossa que fodaaaaaa *-*
Adoro Muse...
Alias, antes mesmo de ler o texto, já pelo titulo eu sabia que era Muse, sem ao menos ter tido conhecimento da musica ou do nome huahuahuahua
=)

Foda! \o/

Monike disse...

Ps: É horrivel comer chorando xD

Fadinha... disse...

desse jeito vc quer acabar comigo ne?!?!

muito bom o texto! e o clip tb!!!!

;***

karen disse...

olha só, nunca tinha reparado no clipe desse jeito. tá até me soando melhor.

maila disse...

será possível que vou ter que ver esse clip
;/
dsaokdosakd[posakd[posads
;*

verei sim!

maila disse...

aiai
simsim, aquela coisa estilo desperate housewives... mas nao tao housewives!
haha